E os benefícios não param por aí. Uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata.
O alho e a Cebola contêm muitos Nutrientes
Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo.
Ajuda a Evitar o Câncer
O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas que só se forma quando eles são triturados. Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a linguiça.
Combate Gripes e Resfriados
Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.
Controle da Diabetes
Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina (espécie de insulina vegetal) que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela libera essa substância quando é triturada. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.
Poder Antioxidante
Não é à toa que a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ela é bastante rica em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. Este mesmo componente é encontrado na maçã. Porém, o poder de absorção da quercetina pelo nosso corpo é 30% maior com a ingestão da cebola.
Resumo dos Benefícios do Alho e Cebola a dupla perfeita para sua saúde!
Ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas
Aumenta a longevidade
Reduz os riscos de infarto
Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
Reduz a glicose sanguínea
Reduz o colesterol LDL (ruim)
Aumenta o colesterol HDL (bom)
Combate bactérias e vírus
Previne a aterosclerose
Ajuda na prevenção do câncer
Melhora a qualidade de vida
Para que os benefícios sejam visíveis, o consumo de alho e cebola deve ser diário.
Alho
O uso contínuo previne o câncer no trato gastrintestinal e doenças cardíacas. Para as pessoas soropositivas, que com frequência possuem alterações no colesterol e triglicerídeos, esse alimento tem um papel fundamental na dieta diária.
O alho é antiviral, antioxidante (evita o envelhecimento por exposição ao sol, combatendo radicais livres) e tem ação antibiótica, principalmente contra a bactéria Hlicobacter pylori, que pode causar gastrite e úlceras. Além disso, possui Argina, um aminoácido cuja principal função é estimular o sistema imunológico.
Como Consumir o Alho
Um dente de alho por dia triturado ou esmagado. O alho pode ser usado para refogar alimentos. Mas não o deixe queimar, porque assim ele perde as suas propriedades. Colocar um dente de alho na panela de arroz segundos antes do arroz ficar pronto dá um gosto especial ao alimento.
Outra dica é colocar um dente de alho dentro do pote de azeite que você utiliza diariamente nas saladas. Ou então, vc pode esmagar um dente de alho em um copo de 200 ml de água, deixar agir por umas horas e depois tomar a água. Um santo remédio!
Cebola
A cebola é antioxidante, antiinflamatória, evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico. Repleta de diversos agentes anticancerígenos, está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. "Afina" o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de combater a asma e a bronquite crônica.
Como Consumir a Cebola
Quando aquecida, a cebola não perde as suas propriedades — apenas deve-se tomar cuidado para não queimar, ou refogar demais.
Então, inclua-a como tempero obrigatório em suas refeições. Assada no forno ou na churrasqueira, fica uma delícia. Como a cebola é rica em enxofre, pessoas com tendência a ter gases devem consumi-las com moderação.