Você sabia que além de muito saboroso o agrião tem um efeito calmante pois segundo pesquisas ele trás alegria. O agrião é uma planta usada como alimento por muitas pessoas. Este é o mais antigo vegetal consumido por humanos, sendo que se tem conhecimento de seu uso como alimento desde a existência humana. A erva popular é nativa da Europa e cresce ao longo de córregos de água. Seu sabor lembra de forma suave o sabor da pimenta e, além de seu uso como alimento, pode ser usada ainda para fins medicinais.

Propriedades e benefícios
Rico em vitamina C, o agrião pode fornecer 72% da quantidade necessária dessa vitamina com apenas 100 g. A partir disso, o agrião elimina os radicais livres prevenindo o câncer e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, é eficaz ainda no fortalecimento da imunidade, além de prevenir a anemia e manter os ossos e a pele saudáveis. O alimento também é rico em vitamina K e A, combatendo a doença de Alzheimer e fortalecendo os ossos, a pele, os olhos, os cabelos e as unhas. Com ação antioxidante, a planta está associada à redução dos riscos de câncer, comprovados em diversos estudos. Por possuir vitamina C, o agrião pode ser usado ainda no tratamento de escorbuto e de catarata.



Pode ser usada na prevenção de gripes e resfriados, no combate à candidíase e outras bactérias que podem acontecer no cólon e no intestino, trata bronquite, tosse, melhora a digestão, previne a osteoporose, melhora a pele combatendo a acne e combatendo eczemas e sarna.
Seu consumo é auxiliar em dietas para quem quer perder peso, pois além de ser baixo em calorias, o alimento é rico em potássio e em nutrientes que o tornam um excelente complemento. Com apenas 18 calorias por porção, pode ajudar a saciar a fome para diminuir o impulso de comer.
{Chá de agrião}
O agrião pode ser consumido como salada ou cozido para aproveitamento de seus benefícios e propriedades. No entanto, existe o chá que pode ser usado para fins anti-inflamatórios no combate de gripes, tosse, bronquite e catarro no peito.


Para preparar, use ½ xícara de chá de folhas e talos, 1 colher de sopa de mel e 100 ml de água. Em um recipiente, leve a água ao fogo e quando alcançar fervura desligue. Adicione as folhas e talos e tampe deixando descansar até amornar Coe e em seguida adicione o mel para adoçar e misture bem. Consuma 4 colheres de sopa desse chá 3 vezes ao dia