A psoríase é uma doença de pele que pode ser incômoda, antiestética e causar coceira. Saiba como ela pode ser tratada com remédios naturais.

Uma das doenças de pele mais comuns e recorrentes que existem é a psoríase. Esta condição da pele pode criar enormes problemas com a autoconfiança de uma pessoa, pois geralmente não pode ser escondida.

A psoríase é uma condição crônica que pode atingir a pele, as unhas e até mesmo as articulações. Como condição autoimune, a psoríase é o resultado do corpo criando novas células mais rápido do que consegue eliminar as células mais antigas.

Isso leva a uma avalanche de células da pele que se acumulam e deixam a pele seca. Além disso, essas manchas coçam frequentemente.

Então, qual seria o motivo desse acúmulo de células?

Podemos apontar muitas causas, incluindo diabetes, altos níveis de estresse, obesidade, medicamentos e tabagismo. As infecções também podem piorar a condição.

Embora não haja uma cura para a psoríase, seus sintomas podem ser controlados pela aplicação tópica de óleos específicos.

Aprenda como fazer óleos para tratar a psoríase:


Óleo de melaleuca Este óleo, feito das folhas da árvore Melaleuca, contém propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que proporcionam alívio das sensações de vermelhidão, coceira e queimação da psoríase.

O óleo de melaleuca esfolia as células secas e escamosas da pele e suaviza as placas, reduzindo assim a coceira.

À medida que as propriedades anti-inflamatórias penetram nas camadas da pele, reduzem o inchaço e a vermelhidão. Ocasionalmente, o óleo também pode melhorar a aparência das cicatrizes causadas pela psoríase.

Experimente um dos seguintes tipos de tratamento para a psoríase com óleo de melaleuca:

1. Aplicação tópica

Como o óleo de melaleuca é potente, ele sempre deve ser diluído em água ou outros óleos. Aplicá-lo puro pode resultar em irritação e sensações de queimação. Para criar sua própria solução para aplicação no couro cabeludo, unhas ou pele, siga estas instruções:
Misture algumas gotas de óleo de melaleuca em um pequeno copo de água. Mergulhe uma bola de algodão na solução e aplique a solução na pele, no couro cabeludo ou nas unhas.
Deixe o óleo agir durante a noite.
Lave a área na parte da manhã.
Repita essa aplicação todas as noites.
Outros hidratantes naturais, como o azeite ou o óleo de coco, também podem proporcionar um efeito calmante. Após o banho, você pode querer adicionar uma gota ou duas de óleo de melaleuca ao seu hidratante diário.

2. Banho de óleo de melaleuca
Mergulhar em uma banheira de água reforçada com óleo de melaleuca traz grande alívio para aqueles que sofrem com psoríase. Basta adicionar algumas gotas de óleo de melaleuca, óleo de amêndoa ou azeite na água do banho. Relaxe na banheira por 20 minutos por dia.

3. Óleo melaleuca com xampu
Para pessoas que sofrem com psoríase no couro cabeludo, recomenda-se adicionar óleo de melaleuca ao seu xampu de uso diário. Lembre-se de usar xampus neutros para evitar reações de óleo de melaleuca com os produtos químicos do xampu.
Misture 1 parte de óleo de melaleuca para 10 partes de xampu neutro.
Lave o cabelo normalmente com o xampu.
Dicas e Precauções:

Consulte seu dermatologista antes de usar qualquer tipo de tratamento tópico para a psoríase. Lembre-se que o óleo de melaleuca é muito potente para qualquer aplicação direta, então em casos de tratamento de psoríase, não se esqueça de misturá-lo a outras substâncias. Use de 2 a 5% de concentração de óleo de melaleuca em receitas caseiras.

Sempre realize um teste de toque antes de usar o óleo de melaleuca. Se você observar reações adversas, não use.
Se os sintomas da psoríase piorarem, pare de usar o óleo de melaleuca e procure um médico.