Há tempos que ouvimos falar em remédio caseiro para diabetes como também em receitinhas caseiras para curar ou ajudar a amenizar algum mal, como um resfriado, uma infecção urinaria garganta inflamada entre outras.
Com a diabetes não é diferente, a única diferença é que não existe nenhuma receita ou fórmula mágica de cura, mas um bom remédio caseiro para diabetes pode ser eficaz no controle da doença.
Medicamento X Remédio Caseiro Para Diabetes:
Não podemos esquecer que a diabetes é uma doença grave e precisa ser acompanhada por um médico, o qual indicará o tratamento para diabetes adequado, além de ser muito importante a prática de atividades físicas para uma melhor qualidade de vida e manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Vamos então deixar algumas coisas claras, apesar de existir dicas de remédios caseiros para diabetes, como é bastante citado no livro “Medicina de A á Z”, um livro que fez bastante sucesso entre naturalistas, donas de casas e até mesmo com a população normal, o uso de remédios considerados fármacos não podem ser retirados ou substituídos inicialmente por uma erva, legume ou fruta. Esses itens podem ser usados para ajudar a combater os sintomas, mas apenas quando a doença estiver controlada e com orientação médica é possível interromper o uso de medicamentos.
Exames periódicos e acompanhamento médico precisam ser feitos de 3 em 3 meses, em alguns casos, para garantir que a diabetes está realmente controlada.
Vamos indicar alguns chás e receitas caseiras que ajudam a controlar a doença, sempre lembrando que em conjunto com os remédios orientados pelo seu médico até que a medicação seja suspensa por ele.
Confira abaixo algumas receitas de remédios caseiros para diabetes:
– Pata de Vaca (planta medicinal):
Essa planta possui uma proteína que atua de forma semelhante a insulina no corpo. Depois de ferver 2 folhas e deixar descansar por pelo menos 10 minutos, beba o chá pelo menos 3 vezes por dia, antes das refeições.
Maracujá (casca):
O pó da casca do maracujá é excelente. Ela é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose no sangue.
– Quixaba (planta medicinal):
Essa planta é ótima para dar energia, como também ajuda no controle do açúcar no sangue. Basta cozinhar as folhas por cerca de 15 minutos, deixar repousar a efusão por mais 10 minutos e depois é só coar e tomar de 2 a 3 vezes ao dia.
– Chá de erva mate:
Reduz os lipídios (gordura no sangue), níveis de glicose, hemoglobina e colesterol LDL, combinado com uma alimentação correta.
Ajuda a regular o açúcar no sangue, já que pessoas com diabetes são resistentes à insulina onde sua glicose não é convertida em energia.
– Amoras:
A sua polpa, suco, casca e as sementes em pó devem ser regularmente consumidas.